A Mesa de Santa Sara
Muitas vezes, minhas alunas não sabem o que oferecer a Santa Sara em seu dia.
Por isso, resolvi postar aqui, o que normalmente faço e o que aprendi ao longo dos anos.
A primeira dica: seja simples e faça tudo com muito amor e devoção. É disso que Santa Sara precisa. A devoção não ocorre só no dia 24 de maio, é o ano inteirinho. O que adianta se dizer devoto de algum Santinho se você não o cultua o ano inteirinho?
Então, tendo explicado o óbvio, vamos lá.
Separe uma toalha linda, do seu gosto e forre seu Altar. As cores do Arco-Íris estão aí para que sejam escolhidas. O tradicional azul claro, o verde, o vermelho, o amarelo, o azul rei; eis as cores que mais vemos por aí. Não se esqueça de fazer um manto lindo, se algum pedido seu foi realizado durante o ano. Este dia é muito bom, para que cumpra sua promessa.
Normalmente, se tem na mesa de Sara, um pão de milho enfeitado com trigo, um manjar, pão de frutas, doces finos, frutas e flores de todas as qualidades, enfeitados com fitas coloridas. Mas as rosas brancas são as de destaque. Uma taça de vinho tinto e outra com água. Incensos de jasmim, rosas brancas, sândalo e olíbano, também são bem aceitos. Velas das cores do Arco-Íris, num candelabro de 7 velas. Cristais de ametista, ágata e quartzo branco. Fazer o chá cigano para servir, é uma ótima idéia!!!
Aqui posto a receita do Manjar de Santa Sara, que costumo fazer em seu dia:
Manjar de Santa Sara
800 ml de leite
200 ml de água de água de rosas
1 vidro pequeno de leite de coco
100 g coco ralado seco sem açúcar
6 colheres (sopa) amido de milho
8 colheres (sopa) açúcar
1 fava de baunilha
Modo de fazer:
É fácil, é só misturar todos os ingredientes e levar ao fogo.
Quando tiver cozido e formado um mingau espesso, colocar em
forma e levar a geladeira para dar consistência.
ATENÇÃO:
No manjar de Santa Sara é que se colocam todos os pedidos!!!!!!!!!
Na hora de oferecer a Santa Sara, coloque as pétalas de rosas, brancas, e enfeite também com rosas brancas. Fica lindo.
A mesa pode ser feita de forma comunitária ! Todos podem ajudar um pouquinho. Cada um leva uma fruta, um bolo, um pão, uma flor...etc
Então, não vamos esquecer do espiritual. O importante é compartilhar e aumentar a fé de todos os amigos. Não esqueça de chamar os amigos, parentes e vizinhos para participar dessa homenagem. Peça que as mulheres venham de saia e tragam um lenço para cobrir os cabelos na hora da oração.
Com todos presentes e muita música cigana no ar, vamos unir a todos em uma linda oração e pedir a Santa Sara que abençõe a todos os presentes, os pedidos e as comidas que estão na Mesa ou no Altar.
Podem fazer uma corrente de orações linda, fazendo uma novena, que se encerra com os preparativos da mesa de Santa Sara, no dia 24 de maio ! Essa é outra dica!
Finda a homenagem, que todos se sirvam dos doces, frutas e levem para casa as bençãos da Santa. Uma flor de sua mesa, por exemplo.
E eis que uma linda homenagem se fez.
Jeanne M Vieira
Prof. de Baralho Cigano
Espaço Alternativo Sino dos Ventos
espacoalternativo@gmail.com
Ervas, Magias, Baralho Cigano,velas,incensos, essências, perfumes, orações, simpatias. Cursos.
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
GRAÇAS AO ETERNO
GRAÇAS AO ETERNO
Agradeço tudo o quanto perdi, pois foi preciso perder, para poder me achar.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
ERVAS: TIRANDO O NEGATIVO !
*** ERVAS, TIRANDO O NEGATIVO! ***
Quem nunca sentiu
que as coisas não estavam fluindo, encontrando dificuldades em fazer algumas
mudanças necessárias ou mesmo quando as coisas pareciam que iam adiante e nada
andava?
Algumas pessoas se
esqueceram que a energia é tudo! Deve haver movimento, mudança e uma boa dose
de energia positiva, sempre, claro. Porém, mesmo tomando todas essas atitudes,
alguma coisa parece emperrada.
Um bom jogo de
búzios ou baralho cigano, ajudam muito nessas horas. Enfim, quando a coisa não
caminha, a vida parece estagnada.
Aqui, só vamos falar um pouquinho sobre as ervas que ajudam a
banir energias ruins, mas saibam que é preciso banir as energias ruins e atrair
as benéficas para cada caso.
Não utilize sem conhecimento ou orientação !!
LISTA DE ERVAS DE
DESCARREGO:
ABRE CAMINHO
Conhecida como
Quebra demanda e tira teima é utilizado em banhos de abrir caminhos trazendo
bons fluidos e sorte, também para a limpeza e dar força e liderança aos que necessitam.
Erva dos Orixás Ogum e Oxossi.
AÇOITA CAVALOS:
Pertence ao Orixá
Ogum. Tem grandes efeitos em sacudimentos pessoais e domiciliares, para retirar
o negativo, eguns e larvas astrais.
ALECRIM
Pertence a Oxalá.
Seu uso se restringe a banhos de limpeza, muito usado nos terreiros para
defumações.
ALFAZEMA
Pertence a Oxossi e Ogum. Utilizado em
banhos de limpeza e nas defumações
pessoais
ou de ambientes, profanos ou sagrados.
ARREBENTA
CAVALO
Ligada
aos Deuses Obaluayê e Exu. Usada como aroeira, para banhos fortes de descarrego,
do pescoço pra baixo.
AROEIRA
Ligada
aos Deuses Exu, Ogum e Logun-Éde. O banho forte serve para
descarregar energias negativas e lavar instrumentos e altares, visando sua
purificação das larvas astrais danosas.
ARRUDA
Usada em todos
os rituais e principalmente em banhos para cortar inveja, olho-grande, benzimentos, lavagem de contas. Esta planta na Bahia é usada
para se fazer amuletos, patuás, figas e
cruz.
BAMBU
Ligada
aos Deuses Ogum e Iansã. Usado as folhas secas com bagaços de cana para defumações
e o banho do pescoço para baixo, contra as influências danosas de energias de
espíritos negativos.
BENJOIM
Usado
como incenso para purificação. Utilizada em cultos budistas e hinduístas. As
qualidades que despertam são de afeto, devoção idealismo, inspiração, alegria,
amor e triunfo. Excelente para expulsar a energia estagnada e cristalizada (no
ambiente e no corpo) dos medos e dos pensamentos desarmonizadores.
BOLDO
Ou
Tapete de Oxalá. Planta macerada com água fria para banhos de limpeza e dor de cabeça.
COLÔNIA
Uso
Litúrgico: Aplicação absoluta em quaisquer obrigações de cabeça.
Indispensável nos abo e nos banhos de limpeza de filhos-de-santo. Aplicada,
também, na tiragem de Zumbi, para o que se usa o sumo. É planta de Oxalá
DESATA NÓ
Serve para
tirar os empecilhos do caminho.
ESPADA DE SANTA BÁRBARA
O mesmo
que espada de Ogum, só que pertence ao Orixá Iansã.
ESPADA DE SÃO JORGE
Por causa de suas folhas pontudas é facilmente associada ao poder
de cortar energias negativas, a inveja, olho-gordo, magia, etc. Alguns dizem
que espanta os maus espíritos. Ao cortar as energias negativas, a erva atrai coragem
e prosperidade. Afasta o Azar e o Olho Gordo.
FEDEGOSO
CRISTA DE GALO
Esta erva é utilizada em banhos fortes, de
descarrego, pois é eficaz na destruição de Eguns e causadores de enfermidades e
doenças. Seus galhos envolvem os ebó de defesa. Com flores e sementes desta
planta é feito um pó, o qual é aplicado sobre as pessoas e em locais; é
denominado “o pó que faz bem”.
GIRASSOL
Uso
Litúrgico:É de Oxalá. Aplicação absoluta ou total dentro do ritual Yorubá.
Usa-se em qualquer obrigação de cabeça e nos abo e banhos de descarrego.
Tem grande prestígio nas defumações, em face de ser anuladora de eguns e
destruidora de larvas astrais. Nas defumações usam-se as folhas e nos banhos
colocam-se, também, as pétalas das flores, colhidas antes do nascer do sol.
GUINÉ
Usado em
banhos de limpeza e defumação pessoal e de ambientes. Contra olho gordo e
inveja.
MANGUEIRA
Ligada aos
Deuses Exu e Ogun. Usada para banhos de descarrego
com a mistura de aroeira, pinhão roxo, cajueiro e vassourinha de relógio,
do pescoço para baixo. As folhas servem também para cobrir o chão a fim de afastar maus fluidos e larvas astrais.
ORA PRO NOBIS
É erva integrante de banho forte.
Usada nos banhos de descarrego e limpeza. É destruidora de eguns e larvas
astrais, além de entrar nos assentamentos de exus. No uso caseiro, suas folhas
atuam como emolientes.
PAU - D’ALHO OU GUARAREMA
Ligada aos
Deuses Obaluayê e Exu. Usado em sacudimentos pessoais e domiciliares, casas, lojas, onde o
homem exerce funções lucrativas. Também usado para banhos fortes de
descarrego para retirar influência negativa. Usado com aroeira, pinhão roxo e branco.
PIPEREGUM
VERDE OU DAMACENA
Grande
Axé ( força ) de Oxóssi, o Deus da Caça. Usada para sacudimentos contra as
energias de espíritos desencarnados, pessoas ou domicílios. Na medicina
caseira é usada contra reumatismo, por meio de banhos e compressas.
PIPEREGUM
VERDE E AMARELO OU DAMACENA RAJADA
Ligada aos Deuses Legun-Éde e Oxumarê. Usada da
mesma maneira que o descrito antes, que é de Oxóssi.
PÁRA RAIO
Orixá Iansã. Espanta Eguns e larvas astrais. Serve também como
proteção.
PINHÃO ROXO
É poderoso
nos banhos de limpeza e descarrego, e também nos sacudimentos domiciliares,
usando-se os galhos.
VASSOURINHA DE IGREJA
Ligada ao Deus
Exu. Usada para sacudimentos de casas. Juntamente com cipreste e palha-da-costa, serve para espantar energias de
desencarnados e todos os males são retirados.
VENCE
DEMANDA
Quebra demanda e
pragas rogadas por inimigos.
VENCE
TUDO
Ajuda a
vencer as dificuldades.
AUTORIA: JEANNE M VIEIRA
ESPAÇO ALTERNATIVO SINO DOS VENTOS
RUA PEREIRA DE ARAUJO, 63 - IRAJA - RJ
TEL: (21) 2482-2197
domingo, 2 de setembro de 2012
O CHÁ DE ERVA CIDREIRA
O CHÁ DE ERVA CIDREIRA
Nome popular: Erva-cidreira, Melissa, Cidreira, Cidreira-verdadeira. Nome científico: Melissa officinalis.
Melissa officinalis é o nome clássico que vem do fato de ter flores amarelas que atraem abelhas (melissa, em grego), mas é conhecida ainda como erva-cidreira.
Também é conhecida como lemon balm, abreviação de bálsamo e variação do hebraico Bal-Smin, chefe dos óleos.
O famoso óleo de melissa é obtido por destilação por vaporização de ervas colhidas no início da floração.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:
Rejuvenescedora, calmante, revitalizante, antidepressivo, antialérgico, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:
Regular menstruação, cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade, insônia nervosa, problemas gastrintestinais funcionais, herpes simplex, lava feridas, combate mau hálito, revigora em banhos.
CONTRA INDICAÇÕES
Planta da origem da menta e o aroma das suas folhas tem sabor ligeiro a limão, o que também acontece com a menta.
São-lhe atribuídos imensos efeitos benéficos na medicina alternativa e popular, mas também existe uma contra indicação em pessoas que tenham problemas de tiroide.
Nestas pessoas que sofram de qualquer patologia da tiroide e tomem medicação diária não deve ser utilizada a cidreira ou melissa, porque se acredita que esta reduza ou iniba o efeito dos medicamentos. Deve portanto ser evitada por estes pacientes.
Não deve ser utilizado por mulheres grávidas e na amamentação sem orientação médica.
USO MEDICINAL:
É considerada uma panacéia com propriedades rejuvenescedoras, tal a gama de suas ações. Paracelso a considerava "o elixir da vida". Parece ter efeito calmante e revitalizante sobre a mente.
É um calmante, antidepressivo, antialérgico (embora possa irritar peles sensíveis), digestivo, revigorante, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos.
Tem grande afinidade para o organismo feminino, onde, além de regular as menstruações, tranqüiliza e relaxa em casos de cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade.
A Comissão Alemã, em 1984, citou a "insônia nervosa e problemas gastrintestinais funcionais" como curáveis com preparados de melissa.
May e Willuhn, em 1978, mostraram que as folhas tinham propriedades virostáticas potentes e Vogt et al., em 1991, fez um creme de folhas e aplicou em pacientes com herpes simplex e teve sucesso.
Externamente, lava feridas, combate mau hálito e revigora em banhos (Castro, 1985).
Outros usos
Repele insetos - ervas esmagadas passadas no corpo.
AROMATERAPIA
É uma planta muito utilizada na aromaterapia. É utilizada como sedativo leve e como calmante. Acredita-se que ajude a conciliar o sono.
ORIXÁ
Erva do Orixá Oxum.
MAGIA
Confere paz, dinheiro, purificação, sucesso e amor
domingo, 19 de agosto de 2012
A LINHA DO ORIENTE - AUTORES VARIADOS.
Linha do Oriente na Umbanda
A Linha do Oriente é composta por inúmeras entidades, majoritariamente de origem oriental. Apesar disso, muitos espíritos desta Linha podem apresentar-se como caboclos ou pretos velhos.
Nem todos os espíritos são orientais no sentido comum da palavra. Temos espíritos de médicos de diversas nacionalidades que trabalham nesta linha, por afinidade.
A Linha do Oriente ficou muito popular de 1950 a 1960, quando as tradições budistas e hindus se firmaram entre o povo brasileiro. Os imigrantes chineses e japoneses, sobretudo, passaram a freqüentar a Umbanda e trouxeram seus ancestrais e costumes mágicos.
São Guias maravilhosos, que nos incitam pelo caminho da Luz Divina, trabalham lindamente com cura de males físicos e espirituais, são extremamente humildes e nada exigentes com relação a ferramentas de trabalho. Atuam muito dentro do psicológico e emocional tanto de seu médium como de seus consulentes.
Todo e qualquer tratamento espiritural para a saúde tem seus resultados diretamente ligados ao merecimento de cada um e principalmente a sua fé. E também não dispensa o auxílio dos médicos da Terra, pois trabalham em conjunto, sempre que necessário.
As doenças tem sua origem no espírito e é no espírito que os Mestres da Linha do Oriente atuam.
Pode levar algum tempo até que os reflexos do tratamento apareçam no corpo físico, por isto é importante ter fé e cumprir à risca as orientações recebidas.
Algumas pessoas comparecem a uma Sessão do Oriente em busca de milagres e, não percebendo resultados imediatos, não fazem a sua parte, não retornam e passam a desacreditar.
Muitas vezes os espíritos não têm permissão para curar, pois a doença é cármica, a pessoa pediu e precisa passar por esta prova para aprender e evoluir nesta encarnação.
Porém, eles têm permissão para auxiliar esta pessoa a passar por esta prova com menos dores, menos aflições e mais coragem.
Quando a saúde está debilitada devido a uma demanda é mais fácil resolver o problema, porém quem vai atuar neste caso, eliminando a origem, é o Povo da Rua. O Povo do Oriente vai trabalhar nas consequências, ou seja, qualquer resquício que tenha ficado no físico em decorrência do que foi demandado.
Faça a sua parte: cultive bons pensamentos, ajude o seu próximo e perdoe seus inimigos.
A Linha do Oriente é composta por inúmeras entidades, majoritariamente de origem oriental. Apesar disso, muitos espíritos desta Linha podem apresentar-se como caboclos ou pretos velhos.
Nem todos os espíritos são orientais no sentido comum da palavra. Temos espíritos de médicos de diversas nacionalidades que trabalham nesta linha, por afinidade.
A Linha do Oriente ficou muito popular de 1950 a 1960, quando as tradições budistas e hindus se firmaram entre o povo brasileiro. Os imigrantes chineses e japoneses, sobretudo, passaram a freqüentar a Umbanda e trouxeram seus ancestrais e costumes mágicos.
São Guias maravilhosos, que nos incitam pelo caminho da Luz Divina, trabalham lindamente com cura de males físicos e espirituais, são extremamente humildes e nada exigentes com relação a ferramentas de trabalho. Atuam muito dentro do psicológico e emocional tanto de seu médium como de seus consulentes.
Todo e qualquer tratamento espiritural para a saúde tem seus resultados diretamente ligados ao merecimento de cada um e principalmente a sua fé. E também não dispensa o auxílio dos médicos da Terra, pois trabalham em conjunto, sempre que necessário.
As doenças tem sua origem no espírito e é no espírito que os Mestres da Linha do Oriente atuam.
Pode levar algum tempo até que os reflexos do tratamento apareçam no corpo físico, por isto é importante ter fé e cumprir à risca as orientações recebidas.
Algumas pessoas comparecem a uma Sessão do Oriente em busca de milagres e, não percebendo resultados imediatos, não fazem a sua parte, não retornam e passam a desacreditar.
Muitas vezes os espíritos não têm permissão para curar, pois a doença é cármica, a pessoa pediu e precisa passar por esta prova para aprender e evoluir nesta encarnação.
Porém, eles têm permissão para auxiliar esta pessoa a passar por esta prova com menos dores, menos aflições e mais coragem.
Quando a saúde está debilitada devido a uma demanda é mais fácil resolver o problema, porém quem vai atuar neste caso, eliminando a origem, é o Povo da Rua. O Povo do Oriente vai trabalhar nas consequências, ou seja, qualquer resquício que tenha ficado no físico em decorrência do que foi demandado.
Faça a sua parte: cultive bons pensamentos, ajude o seu próximo e perdoe seus inimigos.
A Linha do Oriente é dividida em 07 falanges e composta em sua maioria por entidades de origem oriental é nessa linha que se encontram as falanges dos hindus, árabes, japoneses, chineses, mongóis, egípcios romanos, etc. Compõem-se estas falanges de espíritos que tiveram encarnação nesses povos e que através do ensino das ciências ocultas, praticam a caridade pregada na Umbanda..
Esta Linha procurou abrigar as mais diversas entidades, que a princípio não se encaixavam na matriz formadora do brasileiro (índio, português e africano). Podendo, a Linha do Oriente vir representada por entidades da linha de caboclo ou pretos-velhos.
As entidades que compõem esta linha são discretas, falando pouco, com linguajar perfeito e bastante correto, sendo que não gostam de dar consultas, e se precisam passar algum ensinamento ao consulente, o fazem através de frases curtas e cheias de significados.
Os mais altos conhecimentos esotéricos da antiguidade são conhecidos, no plano astral, pelas entidades que se manifestam nessa Linha, já que nela estão representados grandes mestres do ocultismo (Esoterismo - Cartomancia - Quiromancia - Astrologia - Numerologia - Grafologia - etc.).
Atuando com a arte da cura, as entidades da Linha do Oriente buscam fazer o encarnado compreender bem as causas de suas enfermidades e a necessidade de mudança nessas causas, bem como a necessidade de seguirem à risca os tratamentos indicados. São entidades que vêm com a missão de humanizar corações endurecidos e fecundar a fé, os valores espirituais, morais e éticos no mental humano.
A Linha do Oriente é regida por Oxalá, e por Pai Xangô, fogo e calor divino, sendo que as entidades dessa Linha atuam nas irradiações dos diversos orixás, conforme as demais falanges da Umbanda.
É chefiada por São João Batista, que tem o comando dos povos do oriente, onde se manifestam espíritos de profetas, apóstolos, iniciados, cabalistas, anacoretas, ascetas, pastores, santos, instrutores e peregrinos.
A Linha do Oriente, que é chefiada por São João Batista, é constituída pelas seguintes Legiões:
1. Legião dos Hindus - Chefiada por Zartú
2. Legião de Médicos e Cientistas - Chefiada por José de Arimatéia
3. Legião de Árabes e Marroquinos - Chefiada por Jimbaruê
4. Legião de Japoneses, Chineses - Chefiada por Ori do Oriente
5. Legião dos Egipcianos, Astecas, Mongóis e Esquimós, Incas e outras raças antigas - Chefiadas por Inhoarairi, Imperador Inca antes de Cristo
6. Legião dos Índios Caraíbas - Chefiadas por Itaraiaci
7. Legião dos Gauleses, Romanos e outras raças européias - Chefiada por Marcus I - Imperador Romano.
A saudação para a Linha do Oriente é “Salve o Povo do Oriente!”. Alguns usam a saudação “Kaô”! (João Batista) e também “Salve o Povo da Cura!”.
As entidades que compõem esta linha são discretas, falando pouco, com linguajar perfeito e bastante correto, sendo que não gostam de dar consultas, e se precisam passar algum ensinamento ao consulente, o fazem através de frases curtas e cheias de significados.
Os mais altos conhecimentos esotéricos da antiguidade são conhecidos, no plano astral, pelas entidades que se manifestam nessa Linha, já que nela estão representados grandes mestres do ocultismo (Esoterismo - Cartomancia - Quiromancia - Astrologia - Numerologia - Grafologia - etc.).
Atuando com a arte da cura, as entidades da Linha do Oriente buscam fazer o encarnado compreender bem as causas de suas enfermidades e a necessidade de mudança nessas causas, bem como a necessidade de seguirem à risca os tratamentos indicados. São entidades que vêm com a missão de humanizar corações endurecidos e fecundar a fé, os valores espirituais, morais e éticos no mental humano.
A Linha do Oriente é regida por Oxalá, e por Pai Xangô, fogo e calor divino, sendo que as entidades dessa Linha atuam nas irradiações dos diversos orixás, conforme as demais falanges da Umbanda.
É chefiada por São João Batista, que tem o comando dos povos do oriente, onde se manifestam espíritos de profetas, apóstolos, iniciados, cabalistas, anacoretas, ascetas, pastores, santos, instrutores e peregrinos.
A Linha do Oriente, que é chefiada por São João Batista, é constituída pelas seguintes Legiões:
1. Legião dos Hindus - Chefiada por Zartú
2. Legião de Médicos e Cientistas - Chefiada por José de Arimatéia
3. Legião de Árabes e Marroquinos - Chefiada por Jimbaruê
4. Legião de Japoneses, Chineses - Chefiada por Ori do Oriente
5. Legião dos Egipcianos, Astecas, Mongóis e Esquimós, Incas e outras raças antigas - Chefiadas por Inhoarairi, Imperador Inca antes de Cristo
6. Legião dos Índios Caraíbas - Chefiadas por Itaraiaci
7. Legião dos Gauleses, Romanos e outras raças européias - Chefiada por Marcus I - Imperador Romano.
A saudação para a Linha do Oriente é “Salve o Povo do Oriente!”. Alguns usam a saudação “Kaô”! (João Batista) e também “Salve o Povo da Cura!”.
ESPIRITUALIDADE SEM DOGMAS!
POR DIEGO SILVA
João Batista e a Linha do Oriente na Umbanda
Hoje é dia de São João Batista, às vezes sincretizado como Xangô e que representa uma das linhas de trabalho da Umbanda: A Linha do Oriente.
Não pretendemos abordar aqui as questões sincréticas, responsáveis por inúmeras confusões acerca da identificação de santos católicos e Orixás. Contudo, afirmamos que a falange de João Batista atua sob a irradiação do Trono do Amor, regido em seu polo positivo pela Orixá Oxum e em seu polo negativo pelo Orixá Oxumaré.
Nesta falange manifestam-se alguns dos mais sábios e evoluídos espíritos da Umbanda, são pacíficos e tranquilos, emanam paz, amor e sabedoria e estão desde remotas eras ligados à Magia de Cura e aos grupos herméticos, ao sacerdócio e à caridade.
O principal expoente deste segmento foi sem dúvida o Mestre Jesus, que praticava a cura através da imposição de mãos e cuja história oculta pode ser lida no livro "O Caminho dos Essênios" - (RECOMENDAMOS!!!! - SINO DOS VENTOS).
A pluralidade umbandista que reúne africanos, índios, Orixás e Santos, tem sua diversidade étnica ricamente ilustrada na falange de João Batista ou Linha do Oriente, que traz para o convívio nos templos umbandistas antigos sacerdotes hindus, egípcios, chineses, japoneses, mongóis, árabes, marroquinos, beduínos, etc., além de médicos europeus.
Muitas terapias ditas alternativas tem sua origem nos grupos étnicos que compõem a numerosa falange de João Batista, como o Reiki, a Cromoterapia, a Cristaloterapia, etc. E, não raro podemos observar estes “Guias” utilizando-as em seus trabalhos, combinadas com a sabedoria das coisas da natureza pois, conhecendo as propriedades das plantas de onde derivam as substâncias que dão origem aos medicamentos alopáticos e homeopáticos, recomendam seu uso “in natura” através de compressas, infusões e chás.
Reservamos para este dia um artigo científico-espiritual que busca traçar paralelos entre os médicos da Umbanda e a biomedicina, a partir de um ponto de vista não religioso.
Ainda que aparentemente confuso para os umbandistas, o artigo em questão soa deveras interessante sob o ponto de vista sociológico, ao traçar um mapa das relações da medicina umbandista com a medicina ortodoxa.
POR DIEGO SILVA
João Batista e a Linha do Oriente na Umbanda
Hoje é dia de São João Batista, às vezes sincretizado como Xangô e que representa uma das linhas de trabalho da Umbanda: A Linha do Oriente.
Não pretendemos abordar aqui as questões sincréticas, responsáveis por inúmeras confusões acerca da identificação de santos católicos e Orixás. Contudo, afirmamos que a falange de João Batista atua sob a irradiação do Trono do Amor, regido em seu polo positivo pela Orixá Oxum e em seu polo negativo pelo Orixá Oxumaré.
Nesta falange manifestam-se alguns dos mais sábios e evoluídos espíritos da Umbanda, são pacíficos e tranquilos, emanam paz, amor e sabedoria e estão desde remotas eras ligados à Magia de Cura e aos grupos herméticos, ao sacerdócio e à caridade.
O principal expoente deste segmento foi sem dúvida o Mestre Jesus, que praticava a cura através da imposição de mãos e cuja história oculta pode ser lida no livro "O Caminho dos Essênios" - (RECOMENDAMOS!!!! - SINO DOS VENTOS).
A pluralidade umbandista que reúne africanos, índios, Orixás e Santos, tem sua diversidade étnica ricamente ilustrada na falange de João Batista ou Linha do Oriente, que traz para o convívio nos templos umbandistas antigos sacerdotes hindus, egípcios, chineses, japoneses, mongóis, árabes, marroquinos, beduínos, etc., além de médicos europeus.
Muitas terapias ditas alternativas tem sua origem nos grupos étnicos que compõem a numerosa falange de João Batista, como o Reiki, a Cromoterapia, a Cristaloterapia, etc. E, não raro podemos observar estes “Guias” utilizando-as em seus trabalhos, combinadas com a sabedoria das coisas da natureza pois, conhecendo as propriedades das plantas de onde derivam as substâncias que dão origem aos medicamentos alopáticos e homeopáticos, recomendam seu uso “in natura” através de compressas, infusões e chás.
Reservamos para este dia um artigo científico-espiritual que busca traçar paralelos entre os médicos da Umbanda e a biomedicina, a partir de um ponto de vista não religioso.
Ainda que aparentemente confuso para os umbandistas, o artigo em questão soa deveras interessante sob o ponto de vista sociológico, ao traçar um mapa das relações da medicina umbandista com a medicina ortodoxa.
ESPERO TERMOS ESCLARECIDO AOS AMIGOS LEITORES, SOBRE QUEM SÃO ESSE MARAVILHOSO POVO DO ORIENTE!
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
O CHÁ DE ERVA DOCE
O CHÁ DE ERVA DOCE
A Erva-Doce (Foeniculum vulgare) chega a atingir aproximadamente 2 m de altura, já serviu na Idade Média como repelente de insetos e de bruxas, além de ser estrategicamente colocada nos buracos das fechaduras das casas, a fim de impedir a entrada de insetos durante a noite.
Atua ainda, como estimulante da digestão e do aparelho urinário.
No uso geral o chá de erva-doce é feito em um litro de água fervente com 10gr de sementes.
Coar, adoçar pouco e tomar de quatro a cinco xícaras por dia.
INDICAÇÕES:
Como eupépico e carminativo.
Coriza e sintomas gripais associados a tosse ou inflamações orofaríngeas e preventivo da infecção.
Flatulência, espasmos gastrintestinais sobretudo nos lactentes e crianças pequenas. Inflamações orofaríngeas.
Micoses cutâneas como pitiríase, candidíase, pé de atleta e também na pediculose e escabiose (aplicações tópicas).
É utilizada contra azia, vômitos, mau hálito, gases, cólicas, vertigem, cãibras, reumatismo e diabetes.
É diurética, expectorante e aumenta a secreção de leite em lactantes.
CONTRA INDICAÇÕES:
NÃO deve ser consumida por pessoas que sofrem epilepsia. Não usar durante a gravidez e evitar o uso para quem tem problema gastrointestinal, como úlcera. Alergias ao anis e ao anetol. Crianças menores de seis anos e doentes com problemas intestinais ou doenças neurológicas.
CURIOSIDADES
A erva doce é utilizada na cosmética pelas suas propriedades de remover impuresas, sob forma de sabonetes, suavizando a pele. Tem também efeito anti-rugas.
Utilização
Uso doméstico:Para o cansaço ocular, faça uma decocção com 2 col de sopa de sementes em 250 ml de água e ferva por 3 minutos. Deixe amornar, embeba duas gazes limpas e coloque nas pálpebras.
Uso culinário: Muito utilizada sob forma de semente para temperar biscoitos, pães e bolos (o de fubá já é tradicional). Vai também em tortas de frutas, maçãs assadas, caldas de doces e canapés.
Uso doméstico:Para o cansaço ocular, faça uma decocção com 2 col de sopa de sementes em 250 ml de água e ferva por 3 minutos. Deixe amornar, embeba duas gazes limpas e coloque nas pálpebras.
Uso culinário: Muito utilizada sob forma de semente para temperar biscoitos, pães e bolos (o de fubá já é tradicional). Vai também em tortas de frutas, maçãs assadas, caldas de doces e canapés.
As sementes também temperam e dão aroma às carnes, linguiças na grelha, salames. Suas folhas dão um toque especial às saladas e feijão branco. Os europeus costumam por um galhinho com folhas nos picles e conservas. As sementes maceradas lentamente na aguardente fazem o licor anisete.No quentão, tira o gosto ardido do picles, suavizando o sabor.
No ambiente, a essência atua como aromatizante tranquilizador.
ERVA DO ORIXÁ:
Oxossi, Ibeji.
USO MÁGICO:
Planeta: Mercúrio
Elemento: Fogo
Magias de proteção, purificação e juventude.
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
CHÁ DE CAMOMILA
O CHÁ DE CAMOMILA
A camomila é rica em niacina, magnésio, fósforo, riboflavina e sódio, e também fornece cálcio, ferro, manganês, potássio e vitamina C. É rica em óleos voláteis, e suas propriedades curativas são facilmente extraídas pela água (por essa razão é geralmente ingerida em forma de chá).
Segundo pesquisas de janeiro 2005, a camomila também teria efeitos positivos na cura de resfriados e cólicas menstruais.
Ela é uma das plantas mais utilizadas em fitoterapia, pois ela tem versatilidade e pode exercer eficácia em inúmeras complicações que vão desdes os problemas de digestão a distúrbios sono e problemas de menstruação.
AUMENTA O APETITE, portanto quem faz dieta não deve tomar muita camomila.
INDICAÇÕES:
Antiflogistíca, cicatrizante, espasmolítico, antialérgico, antibacteriano, antifúngico, calmante, sonífero.

Em uso externo
(banho, óleo essencial, pomada, compressa)Eczema, pele seca, psoríase, lavagens e
desinfecção da boca e de feridas, olhos vermelhos, determinadas conjuntivites, ferimentos
(para favorecer a cicatrização), hemorróidas, cuidado dos cabelos e também para clarear os cabelos
(ver remédio: decocção de camomila).
CONTRA INDICAÇÕES:
Alergia à camomila (sobretudo ao óleo essencial). O consumo por longos períodos não é indicado para pessoas com rinite alérgica. O chá deverá ser suspenso durante a gestação.
DICAS DE USO:
Contra a insônia: Use flores secas de camomila para fazer travesseiros. Seu aroma delicado e suave ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade.
Compressas: Para combater inflamações e inchaços dos
olhos, recomenda-se aplicar compressas com o chá de camomila. Utilize um pano
bem limpo, embebido no chá morno, coloque suavemente sobre os
olhos.
Banho calmante e relaxante: Coloque um punhado de flores
secas na água morna da banheira. É ideal para acalmar a agitação dos bebês e
favorecer um sono tranqüilo.
Suavizante da pele: O óleo de camomila (encontrado nas
boas farmácias de manipulação) é um ótimo suavizante para queimaduras e
irritações da pele.
Para limpar as crostinhas da cabeça do bebê: Misture uma
colher (sopa) de flores de camomila a uma xícara (café) de óleo de cozinha. Leve
ao fogo, em banho-maria, por 3 horas. Coe num pano fino e esprema bem. Use
embebido em algodão, passando delicadamente sobre as crostinhas.
Para aliviar dores: Faça o mesmo preparado explicado para
as crostinhas do bebê
só que no final acrescente 1 pedra de cânfora. Aplique o
óleo e cubra a região dolorida com gaze ou uma fralda de pano
limpa.
NA HISTÓRIA:
Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila. Na Espanha, por exemplo, esse vinho era usado como digestivo.
O óleo essencial da camomila, chamado azuleno é um ingrediente muito utilizado pela moderna indústria cosmética.
ORIXÁ:
Erva do Orixá Nanã, Iansã, Iemanjá, Oxum.
PESQUISAS CIENTÍFICAS:
A camomila (Matricaria chamomilla), um chá muito popular, pode ser capaz de ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue de diabéticos, evitando complicações graves. É o que concluiu um estudo [Protective Effects of Dietary Chamomile Tea on Diabetic Complications] realizado por pesquisadores da Universidade de Aberystwyth, no País de Gales e da Universidade de Toyama, no Japão, e publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry.
“Estes resultados sugerem claramente que o consumo diário chá de camomila com as refeições pode contribuir para a prevenção da evolução da hiperglicemia e das complicações diabéticas”, escreveram os pesquisadores.
A diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo perde a sensibilidade à insulina hormonal que regula os níveis açúcar, levando a um perigoso aumento dos níveis de açúcar no sangue. Ao longo do tempo, o aumento de açúcar no sangue pode destruir os tecidos corporais, levando a complicações como neuropatia diabética, cegueira e danos aos rins ou sistema circulatório.
Os pesquisadores descobriram que a camomila reduziu a atividade de uma enzima denominada aldose redutase, que desempenha um papel importante no metabolismo do açúcar. Aldose redutase ajuda a transformar glicose em sorbitol, um ‘tipo’ de açúcar. Nos diabéticos, o acúmulo de sorbitol é diretamente relacionado à neuropatia e cegueira.
http://www.ecodebate.com.br/2009/02/27/cha-de-camomila-pode-baixar-a-taxa-de-acucar-no-sangue-de-diabeticos/
Curiosidade:
Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.
MAGIA:
Planeta: Sol
Elemento: Água
Propriedades mágicas: dinheiro, sono, amor, purificação.
Magicamente, diz-se que, quando “polvilhada” (em forma de pó) em volta de uma casa, ela remove maldições e feitiços contra o dono desta. Também pode ser usada em rituais de prosperidade. Se você lavar o rosto e os cabelos com camomila, diz-se que irá atrair um amante.
Também se fala que esta erva deixa as pessoas mais suscetíveis aos seus pensamentos e idéias, bem como mais dispostas a lhe agradar.
Pesquisa Sino dos Ventos
Jeanne M Vieira.
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