quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CHÁ DE CAMOMILA

O CHÁ DE CAMOMILA




A Camomila é uma planta medicinal utilizada em uso interno contra os espasmos e os problemas digestivos, e em uso externo como desinfetante e cicatrizante. Ela pode ser encontrada em infusão, compressas ou solução.

A camomila é rica em niacina, magnésio, fósforo, riboflavina e sódio, e também fornece cálcio, ferro, manganês, potássio e vitamina C. É rica em óleos voláteis, e suas propriedades curativas são facilmente extraídas pela água (por essa razão é geralmente ingerida em forma de chá).

Segundo pesquisas de janeiro 2005, a camomila também teria efeitos positivos na cura de resfriados e cólicas menstruais.

Ela é uma das plantas mais utilizadas em fitoterapia, pois ela tem versatilidade e pode exercer eficácia em inúmeras complicações que vão desdes os problemas de digestão a distúrbios sono e problemas de menstruação.

AUMENTA O APETITE, portanto quem faz dieta não deve tomar muita camomila.


INDICAÇÕES:
Antiflogistíca, cicatrizante, espasmolítico, antialérgico, antibacteriano, antifúngico, calmante, sonífero.
Em uso interno (infusão)Problemas digestivos (úlceras - acidez, náuseas e vômitos, gastroenterite, cólicas em recém-nascidos,...) resfriados, distúrbios do sono (leve efeito sonífero), nervosismo (leve efeito calmante), cólicas menstruais, febre do feno, alergia, Cólicas intestinais e estomacais, gases estomacais, inflamaões intestinais, nefrite, cistite, prisão de ventre ocasional, .
Em uso externo (banho, óleo essencial, pomada, compressa)Eczema, pele seca, psoríase, lavagens e desinfecção da boca e de feridas, olhos vermelhos, determinadas conjuntivites, ferimentos (para favorecer a cicatrização), hemorróidas, cuidado dos cabelos e também para clarear os cabelos (ver remédio: decocção de camomila).


CONTRA INDICAÇÕES:
Alergia à camomila (sobretudo ao óleo essencial). O consumo por longos períodos não é indicado para pessoas com rinite alérgica. O chá deverá ser suspenso durante a gestação.




DICAS DE USO:

Contra a insônia: Use flores secas de camomila para fazer travesseiros. Seu aroma delicado e suave ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade.
Compressas: Para combater inflamações e inchaços dos olhos, recomenda-se aplicar compressas com o chá de camomila. Utilize um pano bem limpo, embebido no chá morno, coloque suavemente sobre os olhos.
Banho calmante e relaxante: Coloque um punhado de flores secas na água morna da banheira. É ideal para acalmar a agitação dos bebês e favorecer um sono tranqüilo.
Suavizante da pele: O óleo de camomila (encontrado nas boas farmácias de manipulação) é um ótimo suavizante para queimaduras e irritações da pele.
Para limpar as crostinhas da cabeça do bebê: Misture uma colher (sopa) de flores de camomila a uma xícara (café) de óleo de cozinha. Leve ao fogo, em banho-maria, por 3 horas. Coe num pano fino e esprema bem. Use embebido em algodão, passando delicadamente sobre as crostinhas.
Para aliviar dores: Faça o mesmo preparado explicado para as crostinhas do bebê
só que no final acrescente 1 pedra de cânfora. Aplique o óleo e cubra a região dolorida com gaze ou uma fralda de pano limpa.


NA HISTÓRIA:
Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila. Na Espanha, por exemplo, esse vinho era usado como digestivo.
O óleo essencial da camomila, chamado azuleno é um ingrediente muito utilizado pela moderna indústria cosmética.

ORIXÁ:
Erva do Orixá Nanã, Iansã, Iemanjá, Oxum.

PESQUISAS CIENTÍFICAS:

A camomila (Matricaria chamomilla), um chá muito popular, pode ser capaz de ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue de diabéticos, evitando complicações graves. É o que concluiu um estudo [Protective Effects of Dietary Chamomile Tea on Diabetic Complications] realizado por pesquisadores da Universidade de Aberystwyth, no País de Gales e da Universidade de Toyama, no Japão, e publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry.
“Estes resultados sugerem claramente que o consumo diário chá de camomila com as refeições pode contribuir para a prevenção da evolução da hiperglicemia e das complicações diabéticas”, escreveram os pesquisadores.

A diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo perde a sensibilidade à insulina hormonal que regula os níveis açúcar, levando a um perigoso aumento dos níveis de açúcar no sangue. Ao longo do tempo, o aumento de açúcar no sangue pode destruir os tecidos corporais, levando a complicações como neuropatia diabética, cegueira e danos aos rins ou sistema circulatório.

Os pesquisadores descobriram que a camomila reduziu a atividade de uma enzima denominada aldose redutase, que desempenha um papel importante no metabolismo do açúcar. Aldose redutase ajuda a transformar glicose em sorbitol, um ‘tipo’ de açúcar. Nos diabéticos, o acúmulo de sorbitol é diretamente relacionado à neuropatia e cegueira.
http://www.ecodebate.com.br/2009/02/27/cha-de-camomila-pode-baixar-a-taxa-de-acucar-no-sangue-de-diabeticos/

Curiosidade:
Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.



MAGIA:
Planeta: Sol
Elemento: Água
Propriedades mágicas: dinheiro, sono, amor, purificação.


Magicamente, diz-se que, quando “polvilhada” (em forma de pó) em volta de uma casa, ela remove maldições e feitiços contra o dono desta. Também pode ser usada em rituais de prosperidade. Se você lavar o rosto e os cabelos com camomila, diz-se que irá atrair um amante.

Também se fala que esta erva deixa as pessoas mais suscetíveis aos seus pensamentos e idéias, bem como mais dispostas a lhe agradar.



Pesquisa Sino dos Ventos


Jeanne M Vieira.



3 comentários: