quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Mesa de Santa Sara

                                A Mesa de Santa Sara


Muitas vezes,  minhas alunas não sabem o que oferecer a Santa Sara em seu dia. 
Por isso, resolvi postar aqui, o que normalmente faço e o que aprendi ao longo dos anos.

A primeira dica: seja simples e faça tudo com muito amor e devoção. É disso que Santa Sara precisa. A devoção não ocorre só no dia 24 de maio, é o ano inteirinho. O que adianta se dizer devoto de algum Santinho se você não o cultua o ano inteirinho? 




Então, tendo explicado o óbvio, vamos lá.

Separe uma toalha linda, do seu gosto e forre seu Altar. As cores do Arco-Íris estão aí para que sejam escolhidas. O tradicional azul claro, o verde, o vermelho, o amarelo, o azul rei; eis as cores que mais vemos por aí. Não se esqueça de fazer um manto lindo, se algum pedido seu foi realizado durante o ano. Este dia é muito bom, para que cumpra sua promessa.

Normalmente, se tem na mesa de Sara, um pão de milho enfeitado com trigo, um manjar, pão de frutas, doces finos, frutas e flores de todas as qualidades, enfeitados com fitas coloridas. Mas as rosas brancas são as de destaque. Uma taça de vinho tinto e outra com água. Incensos de jasmim, rosas brancas, sândalo e olíbano, também são bem aceitos. Velas das cores do Arco-Íris, num candelabro de 7 velas. Cristais de ametista, ágata e quartzo branco. Fazer o chá cigano para servir, é uma ótima idéia!!!

Aqui posto a receita do Manjar de Santa Sara, que costumo fazer em seu dia:

Manjar de Santa Sara 

800 ml de leite


200 ml de água de água de rosas


1 vidro pequeno de leite de coco


100 g coco ralado seco sem açúcar


6 colheres (sopa) amido de milho


8 colheres (sopa) açúcar


1 fava de baunilha


Modo de fazer:

É fácil, é só misturar todos os ingredientes e levar ao fogo. 

Quando tiver cozido e formado um mingau espesso, colocar em

forma e levar a geladeira para dar consistência.

ATENÇÃO:

No manjar de Santa Sara é que se colocam todos os pedidos!!!!!!!!! 

Na hora de oferecer a Santa Sara, coloque as pétalas de rosas, brancas, e enfeite também com rosas brancas. Fica lindo.



A mesa pode ser feita de forma comunitária ! Todos podem ajudar um pouquinho. Cada um leva uma fruta, um bolo, um pão, uma flor...etc

Então, não vamos esquecer do espiritual. O importante é compartilhar e aumentar a fé de todos os amigos. Não esqueça de chamar os amigos, parentes e vizinhos para participar dessa homenagem. Peça que as mulheres venham de saia e tragam um lenço para cobrir os cabelos na hora da oração.

Com todos presentes e muita música cigana no ar, vamos unir a todos em uma linda oração e pedir a Santa Sara que abençõe a todos os presentes, os pedidos e as comidas que estão na Mesa ou no Altar. 

Podem fazer uma corrente de orações linda, fazendo uma novena, que se encerra com os preparativos da mesa de Santa Sara, no dia 24 de maio ! Essa é outra dica!

Finda a homenagem, que todos se sirvam dos doces, frutas e levem para casa as bençãos da Santa. Uma flor de sua mesa, por exemplo.



E eis que uma linda homenagem se fez. 


Jeanne M Vieira
Prof. de Baralho Cigano
Espaço Alternativo Sino dos Ventos
espacoalternativo@gmail.com


2 comentários: