domingo, 2 de setembro de 2012

O CHÁ DE ERVA CIDREIRA



O CHÁ DE ERVA CIDREIRA
Nome popularErva-cidreira, Melissa, Cidreira, Cidreira-verdadeira. Nome científico: Melissa officinalis.





Melissa officinalis é o nome clássico que vem do fato de ter flores amarelas que atraem abelhas (melissa, em grego), mas é conhecida ainda como erva-cidreira.

Também é conhecida como lemon balm, abreviação de bálsamo e variação do hebraico Bal-Smin, chefe dos óleos.
O famoso óleo de melissa é obtido por destilação por vaporização de ervas colhidas no início da floração.




PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:
Rejuvenescedora, calmante, revitalizante, antidepressivo, antialérgico, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:

Regular menstruação, cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade, insônia nervosa, problemas gastrintestinais funcionais, herpes simplex, lava feridas, combate mau hálito, revigora em banhos.


CONTRA INDICAÇÕES
Planta da origem da menta e o aroma das suas folhas tem sabor ligeiro a limão, o que também acontece com a menta.
São-lhe atribuídos imensos efeitos benéficos na medicina alternativa e popular, mas também existe uma contra indicação em pessoas que tenham problemas de tiroide.
Nestas pessoas que sofram de qualquer patologia da tiroide e tomem medicação diária não deve ser utilizada a cidreira ou melissa, porque se acredita que esta reduza ou iniba o efeito dos medicamentos. Deve portanto ser evitada por estes pacientes.
Não deve ser utilizado por mulheres grávidas e na amamentação sem orientação médica.

USO MEDICINAL:

É considerada uma panacéia com propriedades rejuvenescedoras, tal a gama de suas ações. Paracelso a considerava "o elixir da vida". Parece ter efeito calmante e revitalizante sobre a mente.
É um calmante, antidepressivo, antialérgico (embora possa irritar peles sensíveis), digestivo, revigorante, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos.
Tem grande afinidade para o organismo feminino, onde, além de regular as menstruações, tranqüiliza e relaxa em casos de cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade.
A Comissão Alemã, em 1984, citou a "insônia nervosa e problemas gastrintestinais funcionais" como curáveis com preparados de melissa.
May e Willuhn, em 1978, mostraram que as folhas tinham propriedades virostáticas potentes e Vogt et al., em 1991, fez um creme de folhas e aplicou em pacientes com herpes simplex e teve sucesso.
Externamente, lava feridas, combate mau hálito e revigora em banhos (Castro, 1985).

Outros usos

Repele insetos - ervas esmagadas passadas no corpo.

AROMATERAPIA
É uma planta muito utilizada na aromaterapia. É utilizada como sedativo leve e como calmante. Acredita-se que ajude a conciliar o sono. 

ORIXÁ
Erva do Orixá Oxum.

MAGIA
Confere paz, dinheiro, purificação, sucesso e amor

2 comentários:

  1. Bom dia! Muito bom o seu post sobre a Melissa! Gostei do seu blog!!! Parabéns!!!Estarei sempre visitando! Visite também o meu, Espaço Kuan Yin - Terapias Naturais - www.terapiasecursos.com.br
    Seja muito vindo, Sino dos Ventos! Abraços e luz! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes que tenha gostado! Seja Bem-Vinda ao nosso Espaço!
      Obrigada, visitaremos sim!

      Namastê!

      Excluir