quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O Escalda Pés



Prática milenar, o escalda-pés alivia o cansaço e o estresse, estimula a circulação sanguínea, reduz o inchaço, suaviza a pele e, ainda, combate a ansiedade.
Muito usado pelos nossos bisavós e avós, seu principal objetivo era aquecer os pés e tirar a friagem após uma caminhada pela neve, nas dores articulares, exposição na chuva para evitar gripes e resfriados. Mas quando já instalados, para aliviar os sintomas das gripes.
Na planta dos pés existem pontos que podem ser afetados e o uso de água quente ou fria em demasia não é recomendável.
Porém em um dia que se fica muito de pé, se faz imprescindível o uso de um escalda pés para aliviar as dores dos pés.
Feito durante a noite, o banho relaxante para os pés pode ser realizado da forma mais tradicional, apenas com água quente e sal, ou com alguns ingredientes que ajudam a turbinar os seus efeitos de descontração. O interessante é ter uma bacia alta (altura da panturrilha) e larga, para que tenha maior efeito. Na hora de fazer o escalda-pés, uma boa dica é usar frutas como a laranja ou o limão, ótimos revigorantes para pele, e ervas adstringentes que ajudam na circulação, como o alecrim e a hortelã.
Ingredientes:
- Bacia larga e alta.
- A água é aquecida a uma temperatura de até 37 graus
- Alguns elementos de fricção
- Óleos essenciais com o propósito de relaxamento.
- Sais.

As ervas e sais adicionados referem-se a quais tipos de dores a pessoa sente e se quer tratamento relaxante ou estimulante. Abaixo as principais ervas e seus efeitos:

- Óleo de menta ou eucalipto - combatem a sensação de peso nas pernas.
- Arnica -Diminuir a dor
- Calêndula e manjericão - São ervas anti-sépticas e antibctericidas, combatem frieiras
- Guine - Diminuir dores nas articulações
- Arruda - Ativar a circulação
- Sal grosso - Diminuir os edemas

- Cravo, canela e alecrim - Estimular
- Lavanda, erva cidreira e camomila - Relaxar, estimular o sono
- Pétalas de rosas, que amaciam e dão um perfume especial para a pele.

Quando os pés doem demais o banho alternado é a solução, pois comprime os vasos do pé com o frio e os dilatam com o calor, estimulando o corpo para uma recuperação mais rápida. Após este procedimento deve-se massagear os pés com pomada ou creme à base de cânfora e arnica.

CONTRA INDICAÇÕES:
- Não é indicado para: quem tem varizes e trombose a água quente.

Receita de Escalda Pés – Relaxante anti-stress
Coloque 3 litros de água para amornar em seguida acrescente 3 punhados de sal grosso e coloque 3 gotas de óleos essenciais de erva-cidreira, lavanda e sândalo.
Coloque dentro da bacia também 30 bolas de gude coloridas.

Para dar um toque especial, coloque folhas de capim-limão e algunas pétalas de rosa branca. Agora com a água morna mergulhe os pés por completo e deslize eles sobre as bolas de gude durante 15 minutos!!!

Sempre que possível se entregue às delícias de receber os cuidados de um profissional especializado na região dos pés, pois de quebra, você ainda pode relaxar numa confortável cadeira reclinável, tomar um chá e finalizar com uma massagem como a REFLEXOLOGIA PODAL!





Pesquisa feita por: Jeanne M Vieira para você com carinho - AME-SE, para que possa dar amor ao próximo, pois só damos aquilos que temos no coração. Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário