terça-feira, 24 de julho de 2012

O PODER DO GENGIBRE

GENGIBRE:



Originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Outro nome conhecido no norte do Brasil, principalmente pelos indígenas é Mangarataia ou mangaratiá.

É conhecido na Europa desde tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. Em Portugal existe registro da sua presença desde o reinado de D. João III (1521-1557).

No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre. Hoje, o gengibre é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas.


USO MEDICINAL



Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca.

Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e previne o câncer (cancro) de intestino e ovário.

Desde a Antiguidade, o gengibre é utilizado na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta. No entanto, o hábito de mascar gengibre e em seguida cantar ou falar, enfim, fazer uso da voz é contra-indicado, visto que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta "anestesia tópica" diminui o controle da emissão vocal, favorecendo o aparecimento de abusos vocais.

No Japão, utiliza-se o gengibre para massagens apartir de óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações.

Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio.

É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal.

Aquece os pulmões e transforma as secreções.

A medicina ayurvédica reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

O gengibre é uma das plantas mais usadas graças às suas propriedades curativas, e com ela podem-se elaborar diferentes tipos de preparados.

CHÁ DE GENGIBRE



Benefícios: melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação antiinflamatória, antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva. "Turbina" o ânimo e a disposição geral. É indicado também para tratar enjôos, enxaqueca, gripes, gastrite e úlceras. É auxiliar no emagrecimento pela ação termogênica.

Ingredientes
1 pedaço de +- 5 cm de raiz gengibre
¼ de limão
½ litro de água
1 pau de canela
4 a 5 cravos-da-índia
1 pitada de noz moscada ou cardamomo

Modo de Preparo
Faça um suco de gengibre e limão. Coloque o suco em uma panela (de inox) e acrescente a água, a canela e o cravo. Ferva em fogo brando. Acrescente a noz moscada ou cardamomo.

O consumo frequente do chá de gengibre, acelera o metabolismo do corpo.

Em uma publicação recente sobre plantas medicinais, “Major Herbs of Ayurveda” são descritas as seguintes propriedades do gengibre: atividade antiemetica (alivia náuseas), atividade antiulcerosa, atividade hepatoprotetora (protege o fígado), atividade antiinflamatória, atividade antipirética (reduz a febre), atividade cardiovascular (diminui o colesterol e os triglicerideos), atividade antioxidante (elimina radicais livres), atividade imunomoduladora (promove o sistema imunológico) , atividade antiviral.

CONTRA-INDICAÇÃO:
É contra-indicado na gravidez pelo potencial de induzir a contração uterina.


O GENGIBRE NA MAGIA:



Características mágicas: sucesso, dinheiro e prosperidade.
Em magia é potencializador de encantamentos e feitiços. O pó pode ser usado para afastar os inimigos.

Pertence ao Orixá Oxum, o povo santo utiliza os rizomas, a raiz, adicionando ao aluá e a outras bebidas. O povo a usa nos casos de hemorragia de senhoras e contra as perturbações do estômago, em chá.

Banho com base de Gengibre em pó
- Auxilia no tratamento de depressão, através da ativação e equilíbrio dos chacras inferiores. Desenvolve ânimo e coragem.


JEANNE MAGRI VIEIRA
ESPAÇO ALTERNATIVO SINO DOS VENTOS
RUA PEREIRA DE ARAUJO, 63 - IRAJÁ - RJ



3 comentários:

  1. Jeanne...desculpa ae....kkk vou segui-la....amei seu blog...grato pela atenção.... desejo-lhe boas energias...bjos a vc e familiares!

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber um pouco mais sobre o gengibre, muito obrigada.

    ResponderExcluir