sábado, 25 de julho de 2015

BARALHO CIGANO EM 12 DE SETEMBRO DE 2015 - NOVA TURMA

Um pouco do Curso:

- Cristais, Flores, Frutas, Cores, Imantação, Perfumes, ervas, velas, incensos, simbolismos e todos os elementos usados pelos espíritos ciganos em suas magias. Algumas magias.



- O significado das cartas ciganas, a forma de ler o baralho do ponto de vista das cartomantes tradicionais e na forma Umbandista, vendo nas lâminas, a conexão com os Orixás, guias e mentores.



- Dicas de leituras e conversas animadas e troca de experiências.



- 20 métodos de deitar as lâminas e qual dos métodos se aplicará melhor a cada situação.

O objetivo do curso, é que o aluno já saia, exercendo a leitura e formando seus clientes com o Baralho Cigano. 

Então, teremos 4 meses de aula semanal.

Valor: R$ 150,00 mensal
Dia da aula: sábado 
Início: 12 de setembro de 2015
Horário: 9hs as 12hs
Limite de 6 alunos por aula.

Contato: espacoalternativosinodosventos@gmail.com

Facilitadora: Jeanne Vieira.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

As Flores na Umbanda

As Flores na Umbanda

AS FLÔRES NA UMBANDA

Por: Penha Frasi

Autor: TUCAL
Pesquisa:  Penha Frassi
Adaptção: Ogan Levindo

As Flores... Quem diria que tem tantas maravilhosas funções... Além da beleza, do perfume, do significado simbólico. Sim as flores curam... Curam nossas almas, nossas emoções em desarmonia, nossas ideias fora de sintonia com as Leis da Vida.


A magia com flores é milenar e se preservou na arte do Ikebana que, até o final do século 19 era uma prática restrita apenas aos homens; A arte dos arranjos florais estimula a criatividade e proporciona a paz interior e a Umbanda como síntese, vela pela preservação da tradição dessa arte sublime.


Há uns anos atrás, li um texto no qual Chico Xavier falava que, para melhorar a energia de um lar, bastava plantar rosas no jardim; Mas ritualisticamente falando, na Umbanda o uso das flores é muito importante, sendo que seu uso iniciou com a própria religião.

O evento da criação da Umbanda, pelo médium Zélio de Morais em 1908, começou com ele levantando, no meio de uma sessão espírita, falando: "Aqui está faltando uma flor". Saiu da sala indo ao jardim e voltando após com uma flor, que colocou no centro da mesa; Essa atitude causou um enorme tumulto entre os presentes. Restabelecidos os trabalhos, manifestaram-se nos médiuns kardecistas espíritos que se diziam ser pretos, escravos e índios.

Nos Terreiros Umbandistas, o ponto focal é o Congá, altar profusamente enfeitado com flores, que simbolizam a energia dos diferentes Santos e Orixás.A Gira de Umbanda tem o formato de uma flor, onde o veio principal de energia - o caule - vem do Congá.


As flores exercem fundamental importância ritualística dentro da Umbanda e são elementos naturais de grande influência mágica superior e convém ao magista conhecer muito bem seus reais valores.

Temos vários tipos de flores para fazermos trabalhos, pedidos ou afirmações de qualquer natureza positiva no Mar, nas Praias, nas Cachoeiras, nos Rios... 


Para que assim, as forças vibratórias invocadas, na ação mágica, em relação com as Correntes Espirituais ou invisíveis, devolvam aquilo que está pedindo, dentro naturalmente da linha justa de um certo merecimento, em estado de pureza etc., ou quando não, pelo menos que deem, uma solução, segundo as necessidades de quem pede.

A energia que emana das flores torna o ambiente astral fluidicamente harmonizado, além de nos condicionar a um sentimento de leveza, pureza e As Entidades atuantes, por sua vez, se valem da energia que emanam das 
flores para realizarem suas “mirongas”, as quais produzem efeitos mágicos, pois a conjunção da energia das mesmas com as dos demais elementos utilizados fortalecem sobremaneira o que está sendo realizado, formando uma força altamente positiva.


Também, as flores são veículos de excelente captação de energia projetada pelo plano astral; Nelas, as Entidades projetam energia de diversos tipos com diversos objetivos.


As flores presentes num Templo Umbandista representam o alimento da alma de que tanto precisamos para fortalecer nosso equilíbrio físico, mental e São muitas as flores de Umbanda que representam a sabedoria, a discrição como os Pretos e as Pretas Velhas, a vitalidade e a batalha diária pela vida como os Caboclos, a alegria das cores da existência como as flores das Crianças, Ciganas e Boiadeiros e dos necessários resgates como os das Pombas Giras.


A energia emanada pelas plantas e flores é manipulada energeticamente e potencializadas pelos Guias, para o trabalho espiritual. Além do aspecto material (plano físico), há a composição energética que é como se fosse uma "flor astral", tanto no plano astral superior como inferior.

A flor ainda emana bioplasma, que é a energia equivalente ao ectoplasma humano, que é usado com a mesma eficácia pelo plano astral em seus A planta divide-se em 3 partes:

Flores e frutos – Compreendemos que todos os nutrientes minerais, toda energia Prana, todo magnetismo lunar refinado, captados pela planta é o que resulta nas flores e frutos. Portanto as flores e os frutos são elementos 
completamente positivados.

Caule – É o elemento neutralizador e isolante. A madeira ou material que compõe o caule, na grande maioria das flores, é manipulado como ponto neutralizador ambiental, ou seja, ele equilibra as energias negativas e positivas do ambiente onde estão; harmonizando o campo astral para que possa receber com maior eficácia a energia que será emanada pela flor.

Raiz – Ponto magnético negativo da planta. Lembrando a polaridade espiritual, tudo o que se assemelha se atraí, sendo assim, é aconselhável a utilização de vasos ou canteiros com plantas em ambientes onde o fluxo negativo energético é intenso. Exemplo: Hospitais, bancos, delegacias, orfanatos, asilos e escritórios de advocacia, por exemplo.

As flores não são simplesmente adornos e nem estão no Congá somente por sua beleza, sendo utilizadas na composição dos elementos materiais do mesmo, para a sustentação energética do Trabalho Espiritual como um todo, bem como nas consultas individuais dos filhos.

No Congá, dentre as demais funções do mesmo, as flores têm grande atuação na função condensadora (condensação das energias tanto negativas como positivas, para posterior descarrego e transmutação), e expansora (expande as energias positivas dos presentes, potencializadas pelos Guias Espirituais).

Na consulta individual, a energia de determinada flor é direcionada para o problema especifico do filho e para tanto, é levado em consideração à cor, forma e o tipo de flor.

Quando se fala que determinada flor é consagrada a um Orixá, o que se quer dizer na verdade é que essa flor oferece condições para tornar mais eficaz à manipulação energética para determinado fim na energia correspondente daquele Orixá.

Mas isso não quer dizer que determinada flor só pode ser utilizada por um Exemplo, a energia da Rosa branca que pode ser manipulada pela Linha de atuação de Iemanjá ou de Omulú, dependendo do problema a ser resolvido. Na utilização na Linha de Iemanjá, a manipulação terá como função proporcionar serenidade e equilíbrio ao filho ou ao ambiente; Já na manipulação na Linha de trabalho de Omulú, o intuito será a limpeza de campo áurico do filho, auxiliando o mesmo na compreensão e aceitação do seu desencarne próximo, facilitando 
assim o seu direcionamento no momento derradeiro.

Algumas explicações sobre os tipos de flores e sua atuação e manipulação: 

1. Flores brancas masculinas (energia completamente positivada) estão diretamente ligadas a Lei Planetária. Em Trabalhos Espirituais, são utilizadas através das linhas de:

Oxalá - O criador da lei e da fé
Xangô – O juiz aplicador da lei e da moral
Omulú – O direcionador

São utilizadas em casos de falta de fé, ou fanatismo; Em conduta moral desregradas seja ilegal ou vitimista e em casos obsessivos. São elas: Copo de Leite, Crisântemo, Cravo, Gerânio, Lírio e etc.

2. Flores de cores intensas são utilizadas em casos onde há a necessidade

de se retomar a garra de viver; a necessidade de mudança comportamental rápida; a agilidade intelectual; a restauração do vigor físico e etc.

São elas: As vermelhas, laranjas, amarelas ouro e mesclas dessas cores.Linhas atuantes nesse trato: Ogum, Iansã; boiadeiros, baianos e guardiões.

3. Flores de tons pastéis estão ligadas diretamente ao reequilíbrio espiritual, a harmonia e o conforto da paz interior. Estas promovem a cura do corpo astral (duplo) e o equilíbrio emocional diante de casos de saúde comprometida.

Linhas atuantes: Ibejí, Iemanjá e Linha de Pretos Velhos.

São elas: Cor de rosa clarinha, branca, azulzinha, amarelinha, lilás, creme e 4 – Flores com hastes em riste são utilizadas em casos que se necessita uma busca direta de energia astral e não somente a aplicação natural através do magnetismo direcionado pelos elementais; Agem como verdadeiras antenas que ligam o ambiente ou a pessoa que a utiliza com energias astrais direcionadas por entidades que as manipulam.

São elas: Palmas, Lisianthus, Orquídeas, Cravíneas, entre outras.

As linhas que atuarão sob a energia dessas flores dependerá de sua cor e da manipulação ativada pela entidade que a manipular.

5 – Flores com pétalas curtas e que se abrem em volta de seu próprio eixo, são melhores ativadas nos tratamentos que necessite o envolvimento direto com a pessoa e não com o ambiente; Para ambientes, as de hastes longas são mais aconselháveis, não que o uso de flores de pétalas largas não possa ser utilizado para essa mesma finalidade.

São elas: Rosas, Margaridas, Crisântemos, Girassol, Gerânios e todas as que abrem em forma de pires.

Vale citar que a Margarida e o Girassol são flores consideradas das Sete Linhas, podendo ser utilizadas em qualquer energia, diante do alto grau de positividade contida nelas.

6 – Flores de tons fortes em violeta, azul, roxa; nuances de azul escuro, estão ligadas diretamente as linhas das águas, ou seja, à Nanã, Oxum e Iemanjá.

Estas são utilizadas basicamente em tratamentos emocionais de desequilíbrio evidente; depressão, histeria, melancolia crônica, infantilidade exacerbada, etc.

Na consulta individual, a manipulação energética de determinada flor é direcionada para o problema especifico do filho, levando em consideração o problema e as características da flor conforme exposto anteriormente.

A flor manipulada pelo guia e entregue ao filho, será também a continuidade da energia trabalhada no Terreiro pelos Guias, como se fosse um remédio prescrito ao filho, que será ministrado no decorrer dos dias, e vibrará continuamente no local enquanto permanecer viva.

Da mesma maneira como o remédio fará melhor efeito se tomado nas doses corretas, a continuidade e o efeito da energia manipulada e potencializada pelos guias espirituais, dependerá do como o filho alimentará a energia positiva da flor, através de suas orações, mentalizações e de sua postura moral.

Importante atentar para a postura moral de cada filho diante dessa manipulação.

Aliás, dependendo do que se manipula, a flor poderá vibrar determinada energia em uma casa (equilíbrio, por exemplo), bem como poderá atuar como uma espécie de para-raio sugando as energias lá existentes, ou até
mesmo como ponto de transmutação, onde “sugará” energias discordantes do ambiente, devolvendo as mesmas, ao ambiente, já positivadas.


Abaixo está uma pequena lista das flores mais utilizadas na Umbanda, que PODEM ser entregues em oferendas para cada Orixá.


Oxalá: Lírio branco, Copo de Leite, Girassol, Angélica e flores brancas em Oxóssi: Folhagens e flores em geral.

Oxum: Rosas amarelas, Rosas Cor de rosa, Lírios em geral.

Iemanjá: Rosas brancas, Margaridas, Palmas brancas, Angélica, Colonia, Cravos brancos

Iansã: Rosas champanhe, Gérbera coral, Papoulas, Crisântemos amarelos e todas as flores amarelas.

Xangô: Cravos rajados, Monsenhor amarelo, Espirradeira.

Ogum: Cravos vermelhos, Palmas vermelhas, Antúrios Vermelhos, Açucena rajada, Dálias, Crista de Galo

Nanã: Verbena, Flores do Campo, Dálias, Manacá, Crisântemos.

Ibeji: Onze horas.

Obaluaê: Cravos brancos, Crisântemos brancos, Violetas, Quaresmeira, Agapanto roxo,

Os banhos que são feitos com ALGUMAS dessas flores são chamados de Banhos de Proteção e devem ser recomendados por uma Entidade, também não devem ser fervidos, apenas as pétalas são colocadas em um recipiente e a água fervente é despejada por sobre elas.

Recomenda-se acender uma vela para o Orixá antes do ritual e os pedidos são feitos enquanto a água escorre pelo corpo.

Toma-se do pescoço para baixo quando atingir a temperatura ambiente. As pétalas restantes são recolhidas e atiradas na terra para que retornem ao seu ambiente natural.

Quando recebemos, por intermédio de uma Entidade uma flor, devemos recebê-la, tratá-la e utilizá-la de forma bastante especial e acima de tudo com respeito pelo o que ela representa, já que ali se encontra concentrada enorme carga fluídica que além de promover benefícios à quem recebe, irá espraiar-se no ambiente onde ela for colocada.

As flores... Trate esse elemento com carinho e afeto. Admire sua beleza.

Utilize-as com sabedoria, pois são em detalhes que às vezes deixamos de dar importância que se encontram simbolizados a grande ajuda que o Plano Espiritual procura nos entregar.


Este é mais um texto aprovado pela nossa divisão de cultura.

A Federação Espírita do Brasil, estará sempre ao lado de nossos colaboradores.


Autor: TUCAL
Pesquisa: Penha Frassi
Adaptção: Ogan Levindo
Fonte: http://www.fedespbrasil-es.org.br

O GIRASSOL, SAÚDE E MAGIA.


Ninguém costuma dar muita importância para semente de girassol, mas você sabe o que essa sementinha pode contribuir para sua saúde?
A semente de girassol é super nutritiva. Contém gorduras boas e essenciais, vitaminas, minerais, proteínas e fibras.
Sementes de girassol vem do grande centro rodada do girassol, que se transforma ao longo do dia para seguir o curso do sol. Girassóis começou a ser usado mais de 5.000 anos pelos nativos americanos, os espanhóis trouxeram-nas de volta para a Espanha, e logo foram introduzidos para os países europeus vizinhos. Hoje, os maiores produtores de sementes de girassol são a Federação Russa, Peru, Argentina, Espanha, França e China. 
Benefícios cardiovasculares:
Os girassóis são uma excepcional fonte de Vitamina E, que desempenha um papel muito importante na prevenção de doenças cardiovasculares. A vitamina E é um anti-oxidante que ajuda a manter os radicais livres de oxidação do colesterol. quando é oxidado colesterol, é capaz de furar a parede dos vasos sanguíneos e causar aterosclerose, que pode levar ao bloquei das artérias, que causa o ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Você pode obter mais de 90% do valor diário de vitamina E em apenas um quarto de xícara de sementes de girassol.
semente-de-girassol-22977Anti-inflamatórios:
As sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E, antioxidante solúvel em gordura do corpo principal. A Vitamina E viaja por todo o corpo e neutraliza os radicais livres que prejudicariam as estruturas e as moléculas que contêm gorduras, tais como membranas de células, as células do cérebro, e colesterol. Ao proteger esses componentes celulares e moleculares, a vitamina E tem efeitos anti-inflamatórios significativos que resultam na redução de sintomas de asma, osteoartrite e artrite reumatóide, doenças onde os radicais livres e inflamação desempenham um grande papel.
Prevenção do Câncer:
Sementes de girassol são uma boa fonte de Selênio. Estudos sugerem uma forte correlação entre a baixa ingestão de selênio e a incidência de câncer. O Selênio tem sido mostrado para induzir o reparo do DNA e a síntese em células danificadas, para inibir a proliferação de células cancerosas, e para induzir a sua apoptose, o mecanismo de auto-destruição que o corpo usa para se livrar das células desgastadas ou anormais. Além disso, o selénio é incorporado no sítio ativo de muitas proteínas, incluindo a glutationa peroxidase, que é particularmente importante para a protecção contra o cancer. Um dos mais fortes enzimas antioxidantes do organismo,é a glutationa peroxidase, é usado pelo fígado para desintoxicar um grande número de moléculas nocivas. Quando os níveis de glutationa peroxidase são baixos, essas moléculas tóxicas causa estragos em todas as células que entram em contato, danificando seu DNA e levando o desenvolvimento de células cancerosas. Um quarto de xícara oferece mais de 30% do valor diário de selênio. A vitamina E também foi mostrado para reduzir o risco de câncer de cólon, câncer de bexiga e câncer de próstata.
Saúde Óssea:
As Sementes de girassol são particularmente ricas em Magnésio. É um fato bem conhecido que o Cálcio é necessário para ossos fortes, mas o magnésio é também. A maior parte do magnésio no corpo humano é, em nossos ossos. Alguns dos que ajuda a dar aos ossos sua estrutura física, e o resto é localizado na superfície do osso que é armazenada no corpo para usar uma vez que necessita. Cobre encontrados em sementes de girassol é vital para a função das enzimas envolvidas na articulações com o uso do colágeno e elastina, proporcionando resistência e flexibilidade nos ossos e articulações. A vitamina E também tem propriedades anti-inflamatórias, eficazes na redução dos sintomas da artrite.
semente-de-girassol-70-655Saúde do Sistema Nervoso:
E também Bom para os nervos, impedindo que o cálcio de apressar-se em células nervosas e ativá-los,oMagnésio mantém nossos nervos relaxados e, assim, os nossos vasos sanguíneos e os músculos também. Muito pouco magnésio significa demasiado, assim o cálcio pode ganhar entrada para a célula nervosa, fazendo-a enviar mensagens demais, e levando a muito contração.
O Magnésio insuficiente leva ao aumento da pressão arterial, tensão muscular, dores de cabeça “enxaqueca”, dor e fadiga. Não é surpreendente que os estudos têm demonstrado que o magnésio ajuda a diminuir a freqüência das crises de enxaqueca, reduz a pressão arterial e ajuda a prevenir ataques cardíacos. Sementes de girassol também contêm triptofano, um aminoácido que ajuda a produzir a serotonina, um neurotransmissor importante. A serotonina alivia a tensão, acalma o cérebro e promove o relaxamento.
Proteção da pele:
Vitamina E tem sido, por vezes descrito como o “pára-raios” da célula, permitindo que moléculas reativas dê greve as célula, como um relâmpago, sem causar danos. Esta função de vitamina E é particularmente evidente no caso da pele, uma vez que a vitamina E protege diretamente a pele contra a radiação ultravioleta. Em diversos estudos, a vitamina E aplicado topicamente foi mostrado para prevenir os danos Ultra Violeta. Uma dieta que contenha alimentos ricos em vitamina E promove este mesmo efeito protetor.
Benefícios para a Saúde

● Anti-inflamatório
● Benefícios Cardiovasculares
● Colesterol
● Promove a Desintoxicação Celular
● Protecção contra Cancros


Como consumir sementes de girassol

As sementes de girassol podem ser consumidas misturadas em salada de alface ou salada de frutas, em vitaminas, batidas em sucos ou integradas às massas. Além disso, são encontradas com casca ou sem casca, cruas ou assadas com ou sem sal e podem se comprar sementes de girassol em supermercados ou lojas de produtos naturais.
Está à procura de um petisco saudável? Desfrute de uma mão cheia de sementes de girassol com o seu suave sabor a noz e a sua textura firme mas tenra para diminuir a fome e prosperar em nutrição ao mesmo tempo.

Informação nutricional da semente de girassol

ComponentesQuantidade por 100 g da semente de girassol
Energia475 calorias
Proteínas16,96 g
Gorduras25,88 g
Carboidratos51,31 g
Fibra alimentar7,84 g

Vitamina E – Benefícios a nível cardiovascular

As sementes de girassol são uma excelente fonte de vitamina E que é um poderoso antioxidante.
A vitamina E viaja por todo o corpo neutralizando os radicais livres, protegendo o organismo contra as gorduras “más”, promovendo a desintoxicação celular, e ajudando a baixar os níveis de colesterol.
A vitamina E tem um alto poder anti-inflamatório pelo que é também uma importante ajuda no controle da asma, da osteoartrite e da artrite reumatóide.
A vitamina E tem também demonstrado ser de grande ajuda na redução do risco de cancro do cólon, na diminuição das crises dos chamados “calores” da menopausa, tanto em intensidade como na frequência com que essas crises aparecem e é ainda um óptimo preventivo para o aparecimento da diabetes.
Sendo um poderoso antioxidante, a vitamina E desempenha um papel importante na prevenção das doenças cardiovasculares. As chamadas “gorduras boas”, incluindo o “colesterol bom”, são muito susceptíveis a danos causados pelos radicais livres, um processo que ocorre quando expostas ao oxigénio. Ao serem danificadas, tanto aquelas gorduras como o colesterol formam derivados tóxicos que se colam ás paredes dos vasos sanguíneos, iniciando o processo de aterosclerose, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças coronárias.
Na verdade, através de vários estudos feitos, chegou-se á conclusão que as pessoas que apresentam bons níveis de Vitamina E no organismo correm muito menos riscos de sofrerem ataques cardíacos do que as que apresentam baixos níveis de Vitamina E.
Um quarto de xícara de sementes de girassol proporciona 90,5% do valor diário necessário de vitamina E.

Os fitoesteróides nas sementes de girassol

As sementes de girassol são ricas em fitoesteróides; os fitoesteróides são compostos encontrados em plantas, que têm uma estrutura química muito semelhante ao colesterol “bom”, e que, quando presentes na dieta alimentar em quantidades suficientes, podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol “mau” no sangue, a aumentar a resposta imunológica e a diminuir o risco de contrair alguns tipos de cancro.
Os efeitos benéficos dos fitoesteróides – extraídos, por exemplo, da soja e do milho – são tão importantes para a saúde que passaram a ser adicionados a vários alimentos processados para promoverem a redução do colesterol; exemplo disso é, entre outros, a manteiga vegetal. Mas porquê contentar-se, por exemplo, com uma imitação de “manteiga”, quando na Mãe Natureza há nozes e sementes que são uma fonte natural tão rica em fibra e fitoesteróis, em protetores cardiovasculares, em minerais e em gorduras saudáveis?

 O magnésio nas sementes de girassol

O magnésio existente nas sementes de girasssol é óptimo para relaxar os nervos, logo ajuda na descontracção muscular e dos vasos sanguíneos.
As sementes de girassol são uma boa fonte de magnésio.
Numerosos estudos têm vindo a demonstrar que o magnésio ajuda a reduzir as crises de asma, a hipertensão arterial, ajuda a evitar dores de cabeça e enxaquecas e reduz os riscos de ataques cardíacos e de derrames.
O magnésio também é necessário para manter os ossos saudáveis e para a produção de energia. Cerca de dois terços do magnésio existente no corpo humano está nos ossos; uma parte na nossa estruturação física, outra na superfície dos ossos onde fica armazenado para ser utilizado por todo o organismo, conforme for necessário.
Assim, tanto o cálcio como o magnésio dos ossos, ajudam a regular tanto o tônus muscular como o sistema nervoso. Em muitas células nervosas, o magnésio atua como um bloqueador natural dos canais de cálcio, impedindo que o cálcio chegue demasiadamente rápido às células nervosas ativando o nervo; ao bloquear a entrada do cálcio, o magnésio mantém os nervos relaxados, logo descomprimindo a pressão nos vasos sanguíneos e promovendo a descontração dos músculos.
Se a nossa alimentação for pobre em magnésio, no entanto, o cálcio pode entrar livremente nas células nervosas tornando-as super-ativas o que leva ao envio de muitas “mensagens” provocando contracções excessivas. Doses insuficientes de magnésio podem contribuir para hipertensão arterial, espasmos musculares (incluindo os espasmos do músculo do coração, ou os espasmos das vias aéreas – um dos sintomas da asma -), enxaqueca, cãibras musculares, tensão, dor e fadiga.
Um quarto de xícara de sementes de girassol proporciona 31,9% do valor diário necessário de magnésio.

 O Selênio nas sementes de girassol

As sementes de girassol são também ricas em selênio; este mineral, fundamental para uma boa saúde, ajuda a melhorar a desintoxicação do organismo e tem uma acção preventiva a nível cancerígeno.
As sementes de girassol apresentam ainda algumas propriedades anti-cancerígenas. Num estudo efectuado em animais, em laboratório, verificou-se que as sementes de girassol ajudam a proteger o organismo do desenvolvimento de tumores cancerígenos; o teor de selênio no organismo é inversamente proporcional ao aparecimento de câncer, isto é, quanto maior for o teor de selênio, menor é o risco de contrair câncer.
Tem-se verificado que o Selênio ajuda a reparar danos do DNA, o que ajuda a inibir a proliferação das células cancerosas, e a induzir a auto-destruição das células mortas ou doentes.
Além disso, o selênio faz parte do princípo ativo de muitas proteínas, incluindo a glutationa peroxidase, que é particularmente importante para a proteção contra o câncer. Os enzimas antioxidantes juntamente com a glutationa peroxidase são utilizados pelo fígado para desintoxicar uma grande variedade de moléculas tóxicas.
Quando os níveis de glutationa peroxidase são muito baixos, as moléculas tóxicas não são eliminadas e causam danos em toda a estrutura celular com a qual entram em contato, danificando o DNA celular e promovendo o desenvolvimento de células cancerosas.
A sua riqueza em selênio é outra das razões por que as sementes de girassol são um bom alimento.
Um quarto de copo de sementes de girassol fornece 30,6% do valor diário necessário de selênio.

Em Magia:

No livro da Bruxa: 
Propriedades mágicas: suas sementes são usadas em magias para: acelerar mudanças(sementes), prosperidade(sementes), proteção(flores e folhas), fertilidade(sementes),energia (flores e folhas), desejos(sementes) e ajudam a alcançar o sucesso.
Nome: Girassol, (Helianthus annuus).
Origem: Os girassóis são plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C.. Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol. O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.

Características e Cultivo: Cresce em pleno sol e em qualquer solo argiloso bem drenado. A semeadura deverá ser feita direta, isto é, em canteiros preparados, pois o girassol não tolera bem o transplante.
Necessita de muito sol, solos profundos e férteis assim como de regas regulares no período de crescimento. A melhor época de proceder a esta técnica é no verão.
Melhor implantar maciços e não plantas isoladas para ter um visual mais paisagístico.Cavoucar o solo a uma profundidade de 25 cm, pedras e raízes mortas, destorroando e acrescentando adubo animal.
O espaçamento poderá ser feito de 20 a 30 cm entre linhas e colocando 3 unidades por cova. Regar bem a seguir. As regas deverão ser regulares enquanto a planta cresce. Para os Estados do Sul a época é de setembro a fevereiro e para os demais o ano todo.

Utilizações e propriedades medicinais: Plantar girassóis perto da casa para drenar terrenos muito úmidos. As flores podem ser fervidas e utilizadas como um corante amarelo e se dada como alimento às galinhas, essas irão aumentar a postura de ovos. Cinzas da planta queimada podem ser utilizadas como fertilizante de potássio. As suas folhas podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia. 
O óleo de girassol contém vitamina F, que é muito benéfico para a pele, bom de usar em produtos caseiros de cuidados com a pele.
Um chá feito a partir de folhas de girassol é diurético, adstringente e expectorante, é utilizado no tratamento de febres altas.



Astro: Sol
Elemento: fogo
Sugestões de uso mágico:
- Faça um colar com sementes de girassol para proteção e fertilidade.
- Para obter ajuda durante a concepção, mulheres comem sementes de girassol na lua crescente.
- Plantar girassóis no jardim traz bençãos do Sol
- Dizem que dormir com um girassol debaixo da cama lhe permitirá saber a verdade sobre qualquer questão.
- Coloque as mãos sobre uma pequena tigela de sementes de girassol assadas. Visualize-as abrindo-se com as energias do Sol -- proteção, sucesso, triunfo. Em seguida coma-as para trazer estes poderes para dentro de si mesm@.




Umbanda:
Vale citar que a Margarida e o Girassol são flores consideradas das Sete Linhas de Umbanda, podendo ser utilizadas em qualquer energia, diante do alto grau de positividade contida nelas. O girassol representa a força positiva do sol transmitindo calor e força.
Xangô e Oxalá são os dois orixás que aceitam o girassol de bom grado em suas festas e oferendas.
Girassol (folhas e flores) – Excelente condensador de fluidos positivos e ajuda a aguçar a intuição. Suas flores também são usadas em banhos de proteção, ânimo, limpeza.

Boa sorte! 
Jeanne M. Vieira.
Fontes de pesquisa:
http://www.tuasaude.com
http://www.saudedica.com.br
http://belezaesaude.com
http://ventosnovos.blogspot.com.br